Como destacar a sua empresa com o Google Meu Negócio?

Como destacar o seu negócio com o Google Meu Negócio?

Como destacar a sua empresa com o Google Meu Negócio é o tema deste artigo por ser um recurso que não pode faltar na sua estratégia de marketing. Vamos mostrar como essa ferramenta vai ajudar você a aumentar a presença da sua marca na Internet. No mercado atual é imprescindível estar presente online para fazer negócios. E quem ficar de fora desse mercado online não vai conseguir sobreviver.

Então, você já ouviu falar do Google Meu Negócio? Caso ainda não conheça saiba que essa ferramenta do Google é uma excelente opção para divulgar a sua empresa gratuitamente. Com a concorrência cada vez mais acirrada, qualquer oportunidade para propagar o seu negócio deve ser aproveitada.

Ficou curioso para entender melhor o Google Meu Negócio? Então, acompanhe este post e fique por dentro dessa ferramenta!

 

Google Meu Negócio: o que é?

É uma ferramenta gratuita que permite a você promover seu Perfil de Negócio e site na busca do Google e no Google Maps. Com o Google Meu Negócio, você pode interagir com clientes, manter suas informações sempre atualizadas, publicar ofertas e promoções, identificar como as pessoas encontram seu perfil e muito mais.

Resumidamente, essa ferramenta permite que você divulgue a sua empresa de forma rápida, confiável e segura, sem pagar nada por isso. Além disso, a ferramenta é fácil de usar. Ao cadastrar os dados do seu negócio, você garante que ele aparecerá nos resultados orgânicos de pesquisas no Google e Google Maps. Você poderá ainda interagir com clientes, manter informações sempre atualizadas, publicar ofertas e promoções, identificar como as pessoas encontram seu perfil e muito mais.

O Google Meu Negócio, que apareceu em 2014, reúne uma variedade de funcionalidades ideais para o seu cliente em potencial. Veja algumas dessas funcionalidades a seguir:

 

  • Os dados úteis sobre o seu negócio são reunidos em um único e acessível espaço, como: endereço, e-mail, telefones, site etc.;
  • O Google Maps mostra a localização da sua empresa. Isso facilita que o seu potencial cliente chegue até você, traçando a melhor rota;
  • Promove o contato direto com a sua empresa, uma vez que você acrescenta o telefone do seu negócio, o usuário pode discar a partir do próprio resultado da pesquisa;
  • Mostra os horários de funcionamento da sua empresa;
  • Opiniões e comentários de clientes são agrupados para acessá-los sempre que desejar.

 

Já deu para perceber que essas funcionalidades do Google são úteis para alavancar os resultados do seu negócio. Porém, é fundamental entender como o seu público lhe encontrará por meio do Google Meu Negócio.

 

Como o Google Meu Negócio funciona?

É no momento das buscas no Google que o seu esforço começará a trazer resultados concretos. Imagine um cliente potencial fazendo buscas de um serviço que a sua empresa oferece. Ele poderá encontrar esse serviço de três formas.

Ao buscar um negócio sem especificar a localização

É quando você está em busca de algum tipo de solução para um problema, de um produto ou serviço ou de um negócio. Então, você busca a sua necessidade no Google, sem maiores especificações.

Neste caso, o resultado da busca irá levar em consideração a sua localização atual para entregar respostas próximas a você.

Ao buscar um negócio e a sua localização

É quando você precisa de algum serviço específico próximo a sua localização e pesquisa no Google, inserindo o serviço e o nome do bairro onde você está localizado. Então, o Google mostrará as opções do serviço, considerando a especificação mostrada por você. Nota-se que alguns resultados aparecem numa posição privilegiada, antes da lista orgânica, ou seja, são os links patrocinados, ou seja, anúncios pagos.

Ao buscar o nome do negócio

É quando se busca pelo nome exato de uma determinada empresa. Caso essa empresa seja cadastrada no Google Meu Negócio, ela será mostrada em destaque do lado direito da tela, chamando a atenção do usuário.

 

Quais são as vantagens do Google Meu Negócio?

Pelo exposto até agora, você deve estar se perguntando quais as vantagens ao inserir a sua empresa no Google Meu Negócio. As vantagens são muitas:

  • Possibilitar que os clientes em potencial achem o seu negócio;
  • Encontrar a sua empresa pelos clientes, a qualquer hora e em qualquer lugar;
  • Garantir que todos os seus dados online estejam corretos;
  • Impulsionar o alcance da sua empresa;
  • Acompanhar a reputação online da sua empresa;
  • Investir num relacionamento mais próximo com o consumidor;
  • Permitir mobilidade para edição de informações no Google Meu Negócio.

 

Como cadastrar a minha empresa na ferramenta?

Diante das vantagens apresentadas, é de se esperar que você queira criar um perfil do seu negócio no Google Meu Negócio. O cadastro é bem simples e fácil. Mas, para facilitar esse processo de cadastro, preparamos um breve passo a passo:

Acesse o site do Google Meu Negócio e clique em “Gerenciar agora”. O Login que vai ser pedido é o mesmo que você usa no Gmail;

Na aba “Adicionar seu negócio”, coloque o endereço da empresa e todas as outras informações pertinentes e importantes sobre ela, como telefone para contato, site, etc.;

Em seguida, clique em “Continuar”. Uma caixa vai aparecer para que você confira algumas informações e confirme que está autorizado a gerenciar a sua empresa.

Para confirmar que você é o proprietário legítimo para gerenciar o seu Perfil de Negócio do Google é necessário fazer uma verificação por segurança.

A maioria das empresas consegue verificar a propriedade por telefone, SMS ou envio de um cartão-postal do Google para o endereço cadastrado no momento da criação da conta. Saiba mais sobre como verificar sua empresa neste link.

Ao receber o código de verificação, basta retornar ao perfil da sua empresa no Google Meu Negócio para adicioná-lo. Só depois disso será possível fazer edições e, por fim, aparecer nas buscas.

Agora que você já sabe como usar a ferramenta Google Meu Negócio, mãos a obra! Lembre-se de manter as suas informações sempre atualizadas, olhar as interações do seu público e monitorar dados para aproveitar a ferramenta ao máximo.

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Grande abraço e até o próximo post.

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