8 Motivos para investir no e-commerce em 2020

8 Motivos para investir no e-commerce em 2020

Investir no e-commerce é uma grande oportunidade para criar um negócio próprio ou fazer sua empresa crescer. Para quem ainda tem dúvidas sobre o potencial desse mercado, neste artigo, você vai conhecer os 8 motivos para investir no e-commerce em 2020. Mas, antes vamos mostrar o e-commerce em números.

 

Crescimento do E-commerce

Hoje, uma significativa parcela da população brasileira está imersa no mundo virtual, independentemente da geração, através das redes sociais, dos sites de notícias, blogs e das lojas virtuais. Esse crescimento da cultura digital veio para ficar e não há mais volta. Assim, o E-commerce é uma ótima oportunidade para investir em 2020. Já que a estimativa é que o e-commerce no Brasil feche o ano de 2019 com faturamento de R$ 80 bilhões em vendas.

O comércio eletrônico brasileiro teve um aumento de 12% em vendas online no primeiro semestre de 2019, representando um faturamento de R$ 26,4 bilhões, nos últimos seis meses, segundo pesquisa divulgada pela Ebit/Nilsen. Já o volume de pedidos, no primeiro semestre de 2019, registrou um crescimento de 20%, representando R$ 65,2 milhões em volume de pedidos, de acordo com a pesquisa.

O Brasil é o país com maior faturamento entre as nações da América Latina, e 36% da população brasileira são “Digital Buyer”, ou seja, são compradores digitais. Com uma população de mais de 200 milhões ainda há muito espaço para crescer no e-commerce. Por isso, separamos oito motivos para investir no e-commerce em 2020 para quem sonha em ter seu próprio negócio, ficar livre de chefe e trabalhar em horário flexível. Na busca desse sonho, iniciar uma loja online é uma excelente opção para empreendedores. Veja a seguir os motivos:

 

1- Praticidade

A falta de tempo hoje em dia faz as pessoas procurarem por rapidez e praticidade na hora de fazer compras. E por isso, o varejo online se torna a melhor opção, pois com apenas alguns cliques, o consumidor pode comprar o produto que deseja no conforto da sua casa, economizando tempo e dinheiro.

Contudo, não é só o consumidor que se beneficia com a praticidade do varejo online, os empresários de e-commerce também. Porque eles conseguem gerir o seu próprio negócio online em qualquer lugar, e sem gastar muitas horas para isso.

 

 2- Maior alcance

O e-commerce permite alcançar mais clientes do que a loja física, pois não há fronteiras para o seu negócio crescer mundialmente. Com a loja online você vai muito além da sua localização, você pode vender para qualquer lugar do mundo. Além disso, você pode fazer parcerias com grandes marcas do varejo, ou seja, integrando a sua loja com marketplace para vender mais.

 

 3- Sua loja aberta 24 horas

No mercado digital não há horário de funcionamento como no mundo físico. As lojas virtuais ficam abertas 24 horas e os clientes podem comprar quando quiser.

 

4- Baixo custo

Investir em uma loja online é mais barato do que numa loja física, pois não precisa de espaço bem localizado, decoração, mobiliário, vários funcionários etc. Os custos iniciais de uma loja online podem incluir: criação de site com plataforma de e-commerce, hospedagem, registro de domínio, estoque inicial para vendas, embalagens para envio, poucos funcionários entre outros. O comércio eletrônico é um mercado que não exige uma estrutura muito complexa. Portanto, se a sua preocupação era o alto custo de investimento, pode ficar tranquilo.

 

5- Comodidade e Liberdade

O e-commerce oferece um novo estilo de trabalho, com novos horários e responsabilidades. Esse modelo de negócio permite que o lojista digital tenha mais liberdade de trabalhar onde e como quiser. Este é um dos benefícios mais desejados de abrir uma loja virtual.

No E-commerce é possível trabalhar em casa, com horários flexíveis, gerenciando toda a loja com comodidade, sobrando ainda tempo para a família, amigos, lazer etc.

 

6- Baixo risco

Todo negócio passa por mudanças de estratégicas ou planejamento para atingir suas metas, contudo, no e-commerce isso é muito mais fácil de lidar e gerir. Porque o risco é mais baixo, já que toda a estrutura de um negócio online é mais simples e versátil, pois não há custos fixos altos como os das lojas físicas.

 

7- Controle de vendas em tempo real

No E-commerce é possível gerenciar e acompanhar todos os dados de vendas, pois tudo é registrado digitalmente em tempo real. As plataformas de lojas virtuais, como o Woocommerce, por exemplo, conseguem mapear de forma exata o seu público, qual o produto mais vendido, a forma de pagamento mais procurada entre outros dados para entender melhor a evolução do seu negócio online.

Esse controle permite traçar novas estratégias com mais rapidez e assertividade para o crescimento do seu negócio online.

 

8- Marketing mais assertivo

O marketing digital exige muito conhecimento para alcançar resultados, porém é muito mais fácil e eficaz em comparação com o marketing tradicional. Isso porque as campanhas online têm um direcionamento mais assertivo, o que contribui para a mensuração de resultados.

Os motivos apresentados acima indicam que vale a pena criar um negócio online em 2020, pois a cada ano esse mercado cresce significativamente. Esse crescimento traz mudanças no E-commerce que devem ser observadas.

 

Mudanças a serem observadas no E-commerce

Diante do cenário positivo, o e-commerce será parte integrante nas estratégias de negócios das empresas do segmento. Contudo, essas empresas precisam estar atentas às mudanças desse mercado para não perderem vendas. As principais mudanças, apontadas pela pesquisa Ebit/Nilsen, a serem observadas são as seguintes:

 

  • A interface com o consumidor – Os consumidores estão cada vez mais exigentes, assim a experiência de compra desses clientes deve ser cada vez mais simples, fácil e rápida.
  • Sortimento de mercadorias diferenciado – Com o novo mix de categorias e novos consumidores acessando o canal, é essencial entender quais produtos trabalhar no online.
  • Reputação no processo de compra – Desde a intenção de compra até o pós-venda, a experiência do consumidor deve ser ótima para ter uma boa impressão da sua marca.
  • Multicanais que se completam – Canais online + offline são complementares. É fundamental definir como trabalhar cada canal, sem sobrepor suas propostas de valor.

 

Além desses pontos também vale destacar outros não menos importantes que mostraram as tendências do e-commerce nos últimos anos:

 

  • Aumento de vendas via dispositivos móveis;
  • Maior expansão de categorias e produtos disponíveis por Lojas virtuais nativas do segmento;
  • Aumento de opções de entrega de produtos para os clientes;
  • Consumidores esperam encontrar mais serviços e produtos no mundo digital.

 

Pelo exposto, o futuro do e-commerce é promissor, pois não para de crescer. Certamente, essa é a hora para criar o seu próprio negócio online. Não deixe essa grande oportunidade passar!

Se precisa montar a sua loja virtual, nós, da Zeta, estamos aqui para ajudar você nessa jornada. Fale com um dos nossos especialistas, será um prazer atender você!

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