Por que o branding é importante no Marketing Digital?

Por que o branding é importante no Marketing Digital?

Antes de falarmos sobre o branding, tema central deste artigo, vale mencionar que todos os dias nós somos bombardeados por diversos produtos e serviços diariamente. Provavelmente, muitos de vocês compram produtos e serviços das mesmas marcas com certa frequência. Isso ocorre porque você escolhe as marcas que melhor expressam seus gostos, estilos, personalidade, além de outros fatores.

As marcas devem atender as expectativas dos seus clientes, para construir uma relação de confiança. Essa conexão entre cliente e produto ou serviço de uma determinada marca é suprida pelo branding, que significa gestão de marca.

Vamos aprender um pouco mais sobre esse assunto?

 

Mas, afinal o que é branding?

O termo branding é derivado da palavra brand, que em inglês significa “marca”. Assim, o termo branding em questão pode ser entendido como um conjunto de atividades que se destinam a gestão de uma marca. Essa gestão envolve diversas estratégias utilizadas para destacar uma marca em relação às outras, como nome, logo, fontes, cores e, claro, sua visão, missão e seu objetivo no mercado.

 

Mas, por que o branding é importante no Marketing Digital?

Porque a construção de uma marca forte, reconhecida pelo seu público e que se diferencie dos concorrentes é um dos objetivos de todas as empresas. Afinal, esse tipo de estratégia possibilita, entre outras coisas, reter e fidelizar o cliente, permitindo uma trajetória sólida da empresa no mercado. Contudo, só uma marca/logo com design moderno e nome interessante não bastam para fidelizar um cliente. É preciso que a identidade visual de marca dialogue com o estilo de vida do seu público alvo para convertê-lo no seu futuro cliente, passando credibilidade e confiança.

Para resumir, podemos definir a identidade de marca como os valores, à missão e os objetivos de uma empresa, como também o conceito visual que consiste em um logo, o design de produtos e o posicionamento do negócio no segmento em que atua e muito mais.

A junção desses elementos visuais e conceituais precisa passar uma impressão positiva aos clientes, por meio de produtos e serviços originais, tornando-os únicos no seu nicho de mercado. Enfim, os clientes precisam enxergar quem é a sua marca e como ela pode resolver seus problemas, deixando claro o que é o seu negócio.

 

Mas, quais são as vantagens de ter uma identidade de marca exclusiva?

Somando tudo o que você leu até agora é relevante considerar ainda que em vários casos, a decisão de compra do cliente também é baseada no status da marca, e não somente pelo preço ou pela qualidade do produto ou serviço. Para obter, então, uma vantagem competitiva no seu nicho de mercado, vamos mostrar a seguir as razões para criar uma ótima identidade de marca:

1.Fidelizar o seu público

Tornar os clientes fiéis a sua marca é extremamente importante. Mas como fazer isso? Ao criar a identidade da sua marca, você precisa desenvolver um vínculo com o seu público, mostrando a ele que há coisas em comum entre vocês e que a sua empresa possui exatamente o que ele procura.

2.Segmentar o seu público

Consiste em dividir o seu público alvo em diferentes grupos e segmentos com base em certas características. O membro desses grupos compartilha características semelhantes e, geralmente tem um ou mais de um aspecto comum entre eles. Uma identidade de marca bem definida e estruturada é capaz de segmentar o seu mercado e fazer com que os seus produtos ou serviços se destaquem entre os clientes que estão dispostos a pagar o preço para adquiri-los. Exemplificando se você vende joias de luxo sua marca precisa ser igualmente suntuosa para captar pessoas com um alto poder aquisitivo e que gostam de produtos de luxo.

3.Valorização de marca (Branding)

Para manter um ótimo “Share of Mind”, termo em inglês que significa a retenção de determinada marca na memória dos consumidores ou do público em geral, é preciso contar com a ajuda do “branding” para manter um diálogo constante e saudável com a sua audiência. Sua marca torna-se mais familiar se houver um bom vínculo com seu público. Assim, o seu negócio terá verdadeiros defensores dos seus produtos ou serviços.

Depois de toda essa explicação, vem uma pergunta que não quer calar.

 

Como construir uma identidade de marca de sucesso?

Como já dito antes, uma identidade de marca forte deve reforçar os princípios e os objetivos da empresa. Assim, você pode iniciar esse processo de criação de marca com uma análise SWOT (Strengths, Weaknesses, Opportunities e Threats), de maneira a entender as Forças, as Fraquezas, as Oportunidades e as Ameaças do seu negócio em relação ao segmento no qual ele está inserido. Não faz ideia de como fazer isso? Vejamos algumas dicas!

  • Forças (Strengths): você deve listar as forças da sua marca, destacar o que a sua empresa faz de melhor em comparação com a concorrência, além de mostrar as vantagens do seu diferencial competitivo.
  • Fraquezas (weaknesses): você deve verificar o que a sua empresa faz de menos interessante em relação à concorrência, como localização, preço, vantagens, qualidade de produtos ou serviços, presença nas redes sociais etc.
  • Oportunidades (opportunities): você deve buscar as tendências do mercado global, o que há de novo em relação aos produtos, tecnologias e às necessidades dos clientes. Analise se essas oportunidades são viáveis para buscar novos mercados para a sua empresa.
  • Ameaças (threats) ao seu negócio, você deve avaliar quais são os obstáculos que impedem um bom resultado e o crescimento da sua empresa/marca. Busque os motivos que ameaçam a sua capacidade de atender às demandas dos clientes agora e no futuro.

 

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Depois que concluir a análise SWOT, você terá mais conhecimento do seu nicho de mercado para construir os elementos da sua identidade de marca. Porém, há ainda outros pontos importantes para isso que são:

 

  • definir o tipo de cliente que deseja atingir; e
  • a imagem que você quer passar da sua empresa a esses clientes.

 

Essas definições são primordiais para escolher a melhor forma de se comunicar com esse futuro cliente, ou seja, usar a linguagem mais adequada para despertar o interesse por sua identidade de marca.

Após ter definido essas questões, chegou a hora de criar a sua identidade de marca. Para isso, será necessário fazer um estudo detalhado sobre cores, tipologia, texturas, padrões e imagens para que esses elementos gráficos fortaleçam a sua marca. A Zeta Design pode te ajudar nisso! Nós temos especialistas que irão criar sua identidade de marca ideal para o seu tipo de negócio! Saiba mais sobre os nossos serviços de criação de marca clique no link: https://www.zetadesign.com.br/criacao-de-marcas/

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