As tendências do design em 2020: novidades e releituras
Você já parou para pensar sobre as tendências do design que irão “bombar” em 2020?
Ao pensar sobre isso nós percebemos a variedade de possibilidades, releituras e inovações que o design traz para o nosso dia a dia. Por isso, é essencial saber quais as principais tendências de design apontadas por profissionais da área para estar por dentro das novidades.
O design é um campo que está sempre se renovando rapidamente e precisamos estar atualizados para não ficarmos obsoletos. Saber escolher o melhor estilo, que tipologia usar e qual linguagem adotar, bem como a tecnologia que funciona para cada conceito escolhido, faz toda a diferença para o sucesso de um projeto.
Ficou interessado? Então, veja a seguir a seleção que fizemos das principais tendências do design para este ano que poderão nortear os seus projetos.
As principais tendências do design
Simplicidade – “menos é mais”
Esse bordão “menos é mais” veio para ficar e continuará exercendo forte influência na concepção de sites, plataformas, logos e outras aplicações cada vez mais simples para facilitar a vida de todos. A simplicidade é algo bom e vem funcionando bem nos projetos de design e o que parece é uma tendência que vai continuar em 2020.
Funcionalidade em foco
Outra tendência do design que nunca sairá de moda é a funcionalidade. É importante destacar que a experiência do usuário é o foco principal, pois é isso que faz as coisas acontecerem. Usuários insatisfeitos é prejuízo na certa. Portanto, a área tecnológica está sempre focada em oferecer funcionalidades potentes e otimizadas para dispositivos móveis, com ampla responsividade e centrada no aspecto intuitivo.
Logotipo ou Logo responsivo
O design responsivo tornou-se uma obrigatoriedade diante das exigências criadas pelo uso de smartphones e dos variados formatos de tela disponíveis em diferentes dispositivos (celulares, tablets, notebooks etc.). O intuito disso é facilitar ao máximo a navegação do usuário.
Vários profissionais de design têm sido regularmente desafiados a buscar soluções mais ágeis e eficazes com o propósito de encontrar a melhor adaptação possível durante a criação de projetos. Os logotipos ou logos seguiram essa tendência, modificando seus designs para ficarem mais simples e integrados ao novo cenário tecnológico. O Google é um excelente exemplo dessa tendência.
Composições gradientes
Tempos atrás, usar gradientes era a bola da vez para dar um toque especial aos projetos de design. O gradiente era usado em quase tudo: nos botões interativos de sites, no cabeçalho, nas apresentações de slides, em diferentes peças gráficas impressas etc.
Com os avanços tecnológicos apareceu o flat design que mudou essa tendência por algum tempo. Porém, hoje, o “degradé” retornou com mais classe para dar mais vida e movimento ao design chapado.
Várias marcas líderes de mercado apostaram nessa tendência e suas marcas vêm ganhando mais destaque e popularidade, como, por exemplo, o Instagram. Isso indica que ainda veremos em 2020 muitas mudanças de cores em projetos de site, marcas, ilustrações entre outros.
Retorno das ilustrações
Com o crescimento do segmento de Web Design, UX Design (Experiência do Usuário) e UI Design (Interface do Usuário), o design gráfico tende a ser valorizado ainda mais como base para os projetos de plataformas digitais nos próximos anos. Os trabalhos de arte digital e as ilustrações prometem ganhar novo destaque e aparecer com mais frequência.
O acesso facilitado ao meio digital permite que os profissionais da área tenham mais liberdade para criar e propagar seus trabalhos artísticos. Assim, o uso de temas artísticos, grafismos livres e elementos abstratos continuarão firmes e fortes.
As ilustrações dos layouts com fotos também continuarão em alta, principalmente em lojas virtuais que precisam exibir os produtos à venda. A maioria dos usuários desses sites tem como fator decisivo para efetuar a compra a possibilidade de visualizar uma foto do produto, portanto, imagens de qualidade continuam sendo essenciais nesse tipo de plataforma.
Bicromia
O retorno do duotone veio com força. Esse recurso é tradicionalmente usado como um processo de impressão de semitom — halftoning — em que duas cores contrastantes são impressas uma sobre a outra criando uma imagem com dois tons.
No entanto, essa técnica encontrou uma nova função no universo digital. Com a ajuda dos softwares de edição de imagem, o método ficou mais fácil de ser manipulado e levou o conceito adiante, permitindo a incorporação de três ou quatro cores e uma “falsa duotone” — imagens coloridas.
A Spotify marcou a volta da bicromia com o uso da técnica em suas campanhas publicitárias. Os designers começaram a adotá-la em seus projetos, combinando com o elegante design “semiflat”. Com seu efeito vibrante e as inúmeras alternativas para aplicação, o duotone parece ter chegado para ficar e por um bom tempo.
Vetores e gráficos escaláveis (SVGs)
Estima-se que os vetores ultrapassem os formatos tradicionais, como o PNG, GIF e JPG, uma vez que não contêm pixels e isso lhes garante vantagens imbatíveis: são altamente escaláveis e, por isso, mantêm sua qualidade, não afetam a velocidade de navegação das páginas na web quando animados e não exigem solicitações HTTP.
Futuramente, os SVGs (Scalable Vector Graphics) terão grande potencial para oferecer experiências multimídia de qualidade para os usuários, como imagens 3D, visualizações em 360 graus e cinemagraphs.
As populares e antigas extensões JPGs e PNGs ficarão obsoletas, já vez que a qualidade das imagens e sua acessibilidade requerem mais atenção. Nesses quesitos, os SVGs terão um papel essencial, merecendo uma posição privilegiada ao lado de tendências mais atuais em web design, UX e UI.
Recursos de profundidade
Os efeitos de sombras haviam sido abandonados para dar espaço ao minimalismo extremo do flat design. Porém, aos poucos, seu uso voltou a ganhar destaque. Isso está acontecendo como uma estratégia para dar profundidade e relevo aos elementos gráficos nos layouts, tanto impressos quanto digitais.
Assim, os utilizadores podem determinar uma hierarquia visual, aperfeiçoando a simplicidade e a funcionalidade dos projetos. Designers começaram a usar as “long shadows” a fim de adicionar mais dimensão às imagens planas quando o Google Material Design decidiu reintroduzir o conceito para aprimorar a experiência do usuário.
A ideia agradou e se espalhou rapidamente, passando a ser amplamente utilizada pelos designers gráficos. Nessa técnica, o efeito é suave e confere profundidade sem a dureza e artificialismo das técnicas de sombreamento antigas.
Mudanças nas tipografias
A necessidade de criar sites e projetos responsivos e mais leves levou os designers a usarem mais as fontes sem serifas por serem mais “clean” e impactantes. Porém, com a evolução da qualidade dos monitores, o uso de fontes serifadas ganhou força no Branding. Além disso, tipografias mais extravagantes e artísticas também serão grandes tendências para 2020.
Conclusão das tendências do design
Observa-se que as tendências de design estão sempre se reinventando para dar uma renovada no que está em voga há muito tempo. O fato é que precisamos renovar regularmente e dar uma nova roupagem para as coisas que vemos todos os dias. Dessa forma, o design ajuda a movimentar o mercado.
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Grande abraço e até o próximo post.
Fonte: www.impacta.com.br