Feed organizado no Instagram: vale a pena

Feed organizado no Instagram, vale a pena? Então, neste artigo você vai saber se vale a pena mesmo manter o seu feed organizado. Confira!

Com mais de 1 bilhão de usuários ativos, não é novidade que o Instagram se tornou uma das principais redes sociais do mundo. De acordo com a pesquisa Social Media Trends 2019, mais de 80% das empresas brasileiras investem em marketing no Instagram. Por isso, se você busca alcançar bons resultados e reconhecimento para sua marca é hora de se destacar no Instagram.

Mas, como fazer isso? Primeiro é necessário prestar atenção nos recursos e tendências para conquistar mais seguidores e atrair mais cliques para o seu perfil.

Uma das estratégias é ter um feed organizado no Instagram para engajar a audiência e ganhar seguidores para o seu negócio, combinando design criativo e conteúdos de qualidade. Isso significa que ter um feed organizado e com aparência agradável esteticamente ajuda a deixar as postagens mais atraentes. O que pode aumentar as chances de sucesso de uma empresa na plataforma. Assim, separamos alguns motivos para mostrar que vale a pena ter um feed organizado no Instagram.

 

Motivos para deixar o feed organizado

1. Reconhecimento de marca

O design bonito e as imagens de qualidade para as publicações, aplicadas conforme a identidade visual da marca fortalece a imagem da empresa perante seu público. Esse padrão visual nas publicações transmite os valores que a empresa deseja comunicar a sua audiência. Isso facilita a percepção do seu público sobre sua empresa, produtos e serviços. Além disso, um feed organizado ajuda a fidelizar o cliente, torna a comunicação mais consistência e fortalece o reconhecimento de marca.

2. Despertar o interesse do público alvo

Publicar as postagens frequentemente, seguindo um cronograma com um padrão visual harmonioso, desperta o interesse do público alvo. Isso porque a organização estética atrai a atenção dos seguidores, e se tiver uma legenda atrativa aumenta ainda mais as chances de engajamento.

Essa organização traz como resultado uma identidade de marca fortalecida. Isso ocorre quando o cliente percebe os valores transmitidos pela empresa como credibilidade, profissionalismo e autoridade. Todos esses aspectos ajudam a despertar o interesse do público alvo, por isso é tão importante ter um feed de Instagram organizado.

3. Ter um diferencial competitivo

Já deu para notar que estar presente no Instagram não basta para conquistar seguidores e futuros clientes. É necessário fazer bem-feito, com dedicação e seriedade e, ter um diferencial competitivo para se diferenciar da concorrência.

Esse diferencial competitivo pode ser construído no feed, mostrando o que o seu negócio tem a mais a oferecer a sua audiência. Há várias maneiras de fazer isso, como, por exemplo, oferecer um aplicativo que ninguém tem aos seus clientes, passar informações de negócios inéditas, ofertar vantagens diferenciadas aos clientes entre outras. Ao publicar um diferencial competitivo no feed do Instagram, você mostra como o seu negócio se diferencia da concorrência. Isso também traz outros benefícios como mais engajamento, fortalecimento de marca e comunicação mais assertiva.

Com os motivos apresentados ficou claro porque é tão importante ter um feed organizado. Porém, o grande desafio é manter essa organização na correria do dia a dia. Para facilitar sua vida, vamos mostrar 7 dicas de como manter o seu feed organizado no Instagram que vão potencializar o sucesso do seu perfil.

 

7 Dicas de como manter o feed organizado no Instagram

1. Design do feed

O design dos posts para o Instagram representa a identidade visual do feed, ou seja, é a imagem da sua marca, seu cartão de visita. Essa imagem está diretamente ligada à percepção do consumidor.

Os elementos gráficos utilizados para compor as artes dos posts precisam transmitir o conceito e os valores da marca. Para isso, é importante escolher as fontes corretas, as imagens certas, a paleta de cores e as formas adequadas. Assim, é possível deixar um feed mais harmonioso e com posts uniformes que se complementam para passar mensagens úteis e relevantes ao seu público.

2. Imagens de qualidade

As imagens de baixa resolução podem prejudicar a percepção do cliente sobre o seu perfil e sua marca. Por isso, use imagens de qualidade, com uma resolução boa, para impactar e atrair seguidores.

Caso não tenha tempo ou não saiba tirar fotos de qualidade, existem vários bancos de imagens grátis que são perfeitos para o Instagram. Mas, é sempre melhor produzir suas próprias imagens.

3. Planejamento das postagens

O planejamento das postagens é muito importante na hora de organizar o feed do Instagram, pois é o que garante o equilíbrio visual. O conjunto visual dos posts precisa transmitir harmonia, beleza e uniformidade. Para facilitar esse trabalho, crie um calendário semanal ou mensal de publicações conforme a proposta visual. Dessa forma, o feed pode ser visto como um conjunto de posts que conversam entre si.

Além disso, o planejamento das postagens permite que os seguidores tenham acesso a diferentes publicações, com conteúdos diversos, aumentando as chances de engajamento.

4. Tipo de filtro

Utilizar somente um tipo de filtro nas fotos é um recurso que ajuda a deixar o feed organizado. As fotos com a mesma tonalidade, em tons quentes ou frios, reforça a conexão entre as publicações. Além disso, as imagens diferenciadas, obtidas em contextos distintos, conversam melhor com o uso de um mesmo filtro.

5. Tema sazonal

Para organizar o feed do Instagram, um recurso que funciona bem é usar um tema específico em épocas comemorativas, como no marketing sazonal. Essa estratégia é perfeita para potencializar um contexto como, por exemplo, festas de final do ano, liquidações, dias das mães, entre outras. Contudo, os temas escolhidos devem ter relevância para o seu negócio.

6. Mosaico no formato quadrado

Atualmente, o Instagram permite que as postagens sejam feitas nos formatos square (quadrado), landscape (horizontal) e portrait (vertical). No feed é mais comum utilizar o formato square, pois funcionam melhor para compor um mosaico que chame a atenção. O mosaico ajuda a construir um feed organizado.

7. Aplicativos para posts

Para facilitar a organização do feed do Instagram, existem vários aplicativos que oferecem recursos para isso, tais como: VSCO, Preview, Crello etc.

VSCO

É um editor de fotos e vídeos que oferece uma série de filtros de cor e tonalidade que ajudam na estética das postagens. Basta acessar a biblioteca de fotos do seu celular, escolher as imagens que quer trabalhar nas suas postagens, aplicar o filtro e fazer as correções necessárias. Depois é só publicar no Instagram.

Preview

É outro aplicativo utilizado para organizar o feed do Instagram. O aplicativo permite a visualização antecipada de um grupo de nove postagens, mostrando como será o resultado final. O Preview oferece ainda o recurso de publicação automática, além de auxiliar na postagem dos mosaicos.

Crello

É uma ferramenta online gratuita de criação e edição de peças de design gráfico com uma lista de templates para diversos segmentos. Com esse utilitário é possível criar um post com identidade visual personalizada a partir de três passos: formato, estilo e customização da postagem (mudança de cores, imagens, elementos textuais e outros conteúdos).

O uso dessas ferramentas ajuda a variar os estilos e temas das publicações, evitando que os seguidores fiquem desinteressados.

Afinal, ter um feed organizado é um diferencial que ajuda a fortalecer a imagem da marca. Mas, isso exige um trabalho contínuo, ou seja, é necessário publicar posts consistentes, relevantes e com visual estético harmonioso frequentemente para chamar a atenção da sua audiência.  Se você precisa de ajuda para manter o seu feed organizado, a Zeta pode te ajudar nisso, fale conosco!

Gostou do artigo? Faça um comentário e compartilhe com amigos!

Deixe um Comentário