E-mail Marketing: melhor custo benefício em 2020

Neste artigo, vamos falar sobre E-mail Marketing: melhor custo-benefício em 2020 para o seu negócio e como essa estratégia de comunicação é importante para despertar a atenção do público-alvo e ganhar espaço no mercado.

Nos últimos anos, as empresas têm investido em campanhas de E-mail Marketing que são essenciais para o crescimento das vendas, visto que, ajudam na nutrição de leads, relacionamento e retenção de clientes. Por ser um diferencial poderoso em um mercado altamente competitivo, tudo indica que o e-mail marketing vai continuar em destaque em 2020. Então, acompanhe sobre E-mail Marketing: melhor custo-benefício em 2020!

 

Por que o E-mail Marketing é o melhor custo-benefício

Atualmente, mais de um 1/3 da população mundial utiliza e-mail, segundo dados do Campaign Monitor. Em 2019, 293,6 bilhões de e-mails foram enviados e recebidos, isso equivale a 804 milhões de e-mails enviados e recebidos por dia. A partir desses dados podemos concluir que investir em e-mail marketing em 2020 continua sendo uma excelente estratégia de marketing para promover marcas, produtos e serviços. Já que as pessoas gastam tempo na caixa de entrada de e-mail diariamente.

Em outras palavras, o e-mail marketing é o melhor custo-benefício porque é um dos tipos de publicidade que consegue se comunicar com um grande número de pessoas de forma personalizada e pessoal, com um único envio. Além disso, o e-mail marketing é o melhor custo-benefício disparado em comparação com outros tipos de estratégias de marketing porque é possível conquistar alta rentabilidade com baixo investimento em pouco tempo.

Não é a toa que o e-mail marketing é a mídia que tem o maior retorno de investimento (ROI) já que seu alcance é mais abrangente e assertivo.

As campanhas de e-mail marketing têm um alto índice de alcance, pois em média, conseguem atingir 85% das pessoas da lista de envio, o que aumenta as chances de obter conversões. Mas, para isso, é necessário oferecer a oferta certa no momento certo para o seu público alvo.

No caso do comércio eletrônico, por exemplo, enviar três e-mails de carrinho abandonado resulta em 69% de mais pedidos de compras do que enviar apenas um único e-mail. O cliente que estava em dúvida acaba sendo induzido a comprar o produto pela persuasão. Além disso, o e-mail marketing tem uma das maiores taxas de conversão para a divulgação de produtos que pode chegar, em alguns casos, em até 70%, que é uma das maiores taxas de conversão no marketing digital.

 

Motivos para investir em campanhas de E-mail Marketing

Para provar o quanto o e-mail marketing é importante para o crescimento do seu negócio, separamos alguns motivos para investir em campanhas de e-mail marketing:

  • Maior alcance no público mobile;
  • Clientes adoram estar bem informados;
  • E-mail marketing é o melhor custo-benefício disparado;
  • É o método mais simples de nutrir seus leads.

Mas, para isso, é necessário planejamento e seguir algumas orientações para ser capaz de se conectar de forma assertiva com o público alvo.

 

E-mail Marketing: como se conectar assertivamente

Como mencionado acima, o e-mail marketing tem um amplo alcance, mas um ponto importante a considerar é que as mensagens por e-mail são recebidas individualmente e, por isso, devem ser personalizadas para haver uma conexão com o público alvo. Para isso, o ideal é investir no marketing one to one ou marketing um a um para fidelizar cada vez mais os clientes.

O marketing one to one permite conhecer melhor as pessoas que entram em contato com a sua empresa. Isso facilita a criação de campanhas de e-mail marketing personalizadas o que gera maior interação com os potenciais clientes. Mas, essa ação precisa de uma segmentação bem elaborada para criar uma comunicação assertiva que mostre o quanto a sua empresa é interessante e eficiente para o público-alvo segmentado.

Assim, as campanhas de e-mail marketing terão que ser objetivas, claras, atraentes e humanizadas para que o potencial cliente atenda ao objetivo da sua mensagem, ou seja, atenda a sua call to action (CTA). Com isso, é importante investir mais no marketing one to one e em mensagens mais humanizadas, para criar um relacionamento mais pessoal. A seguir, vamos mostrar três elementos necessários para fazer um e-mail marketing de sucesso.

 

Três elementos para fazer um E-mail Marketing de sucesso

1. Segmentação

É preciso classificar sua base de e-mails em um objetivo comum. Um bom exemplo é separar sua base de e-mails em gênero, ou seja, oferecer ofertas que sejam pertinentes a cada gênero distinto. O importante é que essa oferta deverá resolver o problema dos potenciais clientes. Além do gênero, a segmentação inclui idade, local, profissão, preferências, hábitos de compras entre outros. Essas características da segmentação irá ditar o tom da campanha de e-mail marketing.

Ao reunir o máximo de informações dos seus potenciais clientes, maiores serão as chances de obter sucesso com suas ações de e-mail marketing. Conhecer essas pessoas, seus comportamentos, quais produtos consomem, suas idades, onde moram, o que fazem, dará subsídios para criar campanhas mais atrativas que resultem em mais engajamentos e conversões.

2. Mensagens Humanizadas

As campanhas de e-mail marketing devem incluir três pilares importantes para comunicar de forma humanizada com seus potenciais clientes, são eles: ética, empatia e emoção. O ideal é que o cliente seja tocado pelos três ou pelo menos por um deles.

  • A empresa deve passar uma imagem ética para gerar credibilidade junto ao potencial cliente. Suas mensagens devem transmitir os conceitos e valores da empresa de forma transparente.
  • A empatia cria sintonia com o outro. O e-mail deve ir muito além de informar os produtos e soluções da sua empresa, oferecendo algo a mais que seja interessante ao potencial cliente. A relação fica mais íntima e não só no âmbito comercial.
  • O uso de uma abordagem emocional permite que o cliente perceba o quanto a sua empresa se importa com ela. Aplicar apelos emotivos no processo de comunicação tende a gerar resultados positivos aos negócios.

3. Confiabilidade

Em transações comerciais é importante que o cliente sempre fique satisfeito, pois qualquer problema durante o processo de compra pode gerar quebra de confiança. Neste caso, a empresa corre o risco de perder o cliente para a concorrência. Então, antes de disparar sua campanha de e-mail marketing certifique-se se tudo está correto e funcionando bem em todas as etapas do processo de compra.

 

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Então, comente se já está trabalhando com essa estratégia dentro do seu plano de marketing digital e quais suas expectativas.

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2 comentários

  1. BrantAbums em 9 de março de 2020 às 18:28

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